segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Semana Nacional do Trânsito

A semana nacional do trânsito ocorre de 18 a 25 de setembro e seu tema é: Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2010-2020: “Juntos podemos salvar milhões de vidas”. A ação pretende conscientizar o cidadão sobre a necessidade de respeito às regras de convivência no trânsito.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito foram contabilizadas em 178 países no ano de 2009. Desse montante, a falha humana lidera as causas da violência no trânsito.

Utilizar transporte coletivo ajuda a diminuir o número de carros nas ruas, além disso, diminui a poluição lançada pelos transportes diariamente. Seguem abaixo algumas dicas da WWF Brasil com relação ao transporte:
  • Prefira o transporte público. Além de ser menos poluente, você evitará parte do estresse do dia-a-dia.
  • Pegue carona com seus amigos e dê carona quando possível, assim você joga menos gases poluentes na atmosfera. 
  • Opte pela bicicleta ou caminhe sempre que possível. Você evita o desperdício de energia e ainda queima calorias! 
  • Faça revisões regulares do seu carro. Quando o carro está bem regulado, ele joga menos gases poluentes na atmosfera e ainda fica mais econômico. 
  • Mantenha os pneus do carro bem calibrados, pois diminui o consumo de combustível e isso ajuda a poluir menos o meio ambiente. 
  • Prefira veículos Flex quando comprar um carro novo. O álcool polui menos o meio ambiente e é melhor para o clima do planeta que a gasolina. 
  • Quando parar por mais de dois minutos, desligue o motor do seu carro e evite jogar gases poluentes no ar. 
  • Utilize o ônibus ao fazer viagens curtas, a trabalho ou turismo. Ele emite menos gases poluentes que o avião.
Faça sua parte!

Fontes: Click RBSWWF BrasilGoverno Federal

Os benefícios da reciclagem do plástico

  • Todos os plásticos são derivados do petróleo, um recurso natural não renovável e altamente poluente;
  • A reciclagem do plástico economiza até 90% de energia e gera mão-de-obra pela implantação de pequenas e médias indústrias; 
  • 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.
Fonte: WWF Brasil

Os benefícios da reciclagem dos metais

  • A reciclagem de 1 tonelada de aço economiza 1.140 Kg de minério de ferro, 155 Kg de carvão e 18 Kg de cal;
  • Na reciclagem de 1 tonelada de alumínio economiza-se 95% de energia (são 17.600 kwh para fabricar alumínio a partir de matéria-prima virgem, contra 750 kwh a partir de alumínio reciclado) e 5 toneladas de bauxita, além de evitar a poluição causada pelo processo convencional, reduzindo 85% da poluição do ar e 76% do consumo de água;
  • Uma tonelada de latinhas de alumínio, quando recicladas, economiza 200 metros cúbicos de aterros sanitários;
  • Vale lembrar que que 96% das latas no Brasil são recicladas, superando os índices de países como o Japão, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal. Entretanto, este número pode chegar próximo a 100% dependendo de suas atitudes!
Fonte: WWF Brasil

Os benefícios da reciclagem do vidro

  • O vidro é 100% reciclável, portanto não é lixo: 1 kg de vidro reciclado produz 1 kg de vidro novo;
  • As propriedades do vidro se mantêm mesmo depois de sucessivos processos de reciclagem, ao contrário do papel, que vai perdendo qualidade ao longo de algumas reciclagens;
  •  O vidro não se degrada facilmente, então não deve ser despejado no solo;
  • O vidro, em seu processo de reciclagem, requer menos temperatura para ser fundido, economizando aproximadamente 70% de energia e permitindo maior durabilidade dos fornos; 
  • Uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (material importado) e 50% no consumo de água.
Fonte: WWF Brasil

Os benefícios da reciclagem do papel

  • A cada 28 toneladas de papel reciclado evita-se o corte de 1 hectare de floresta (1 tonelada evita o corte de 30 ou mais árvores);
  • A produção de uma tonelada de papel novo consome de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia. Já uma tonelada de papel reciclado consome 1.200 Kg de papel velho, 2 mil litros de água e 1.000 a 2.500 KW/h de energia;
  • A produção de papel reciclado dispensa processos químicos e evita a poluição ambiental: reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água, além de poupar árvores;
  • A reciclagem de uma tonelada de jornais evita a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera;
  • O papel jornal produzido a partir das aparas requer 25% a 60% menos energia elétrica do que a necessária para obter papel da polpa da madeira. 
Vale lembrar que o papel deve ser rasgado, e não amassado quando for descartado.

Fontes: WWF Brasil

Coleta Seletiva


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Jovens de 16 e 17 anos agora podem doar sangue.

Jovens entre 16 anos e 17 anos - mediante autorização dos pais ou responsáveis - podem doar sangue. A ampliação da faixa etária para a doação, que antes era a partir de 18 anos, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. 
Idosos com até 67 anos também poderão se voluntariar para a doação – até a mudança, apenas os que tinham até 65 anos podiam doar. Com a alteração da diretriz, o Ministério da Saúde espera que 14 milhões de pessoas sejam incentivadas a doar sangue.
Atualmente, o volume de sangue coletado no país é de 3,5 milhões de bolsas por ano. Apesar de suficiente, segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é atingir a quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde: 5,7 milhões de bolsas por ano. A meta do governo para o próximo ano é alcançar 4 milhões de bolsas.

Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/saude/jovens-de-16-e-17-anos-agora-podem-doar-sangue
http://www.ideias.org.br/images/uploads/large/large-resende-promove-campanha-de-doacao-de-medula-ssea.jpg

Nudec realiza campanha de incentivo à doação de sangue!

O Núcleo de Defesa Civil (Nudec) do Campus Bento Gonçalves providenciou o transporte de alunos e servidores até o Banco de Sangue de Caxias do Sul, no dia 17 de agosto, com o objetivo de desmistificar a doação de sangue e incentivar a participação de novos doadores.

A psicóloga Ana Cláudia Kirchhof lembra que "o sangue não pode ser fabricado e não tem substituto, ele só pode ser obtido através da doação de um ser humano para outro. Por isso, dependemos de pessoas que voluntariamente queiram doar seu sangue para quem estiver precisando."
Foto: Karinny Matias

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Casca de banana ajudando o meio ambiente!

Recentemente descobriu-se que, a partir de um pó feito com a casca da banana, é possível descontaminar a água com metais pesados de um jeito eficaz e barato.
O projeto é de Milena Boniolo, doutoranda em química pela Ufscar (Universidade Federal de São Carlos, no interior paulista), que teve a ideia ao assistir a uma reportagem sobre o desperdício de banana no Brasil.
Confira o processamento da nova ideia:



Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/

Apresentação e objetivo do grupo

O programa NUDEC no IFRS-BG vêm sendo desenvolvido por alunos e servidores do IFRS - Campus Bento Gonçalves desde 2004. O NUDEC considera essencial a conscientização da comunidade escolar, do município de Bento Gonçalves e das comunidades próximas e enfatiza a importância da responsabilidade social e de efetiva prática de cidadania.

Objetivos gerais do projeto:

  • Preparar profissionais com perfil criativo e autônomos, que desenvolvam valores como: iniciativa, criatividade, trabalho em equipe, solidariedade e comprometimento;
  • Estimular o envolvimento dos integrantes do NUDEC a realizarem ações que o engrandeçam como ser humano;
  • Incentivar e orientar o trabalho voluntário, constituindo um núcleo de voluntários permanentes no IFRS-BG;
  • Oferecer oportunidades de desenvolvimento de comportamento e atitudes baseados na diversidade humana e nas diferenças individuais
Atualmente o grupo é formado por 16 alunos, 2 psicólogas e 1 professora.

"Acreditamos que a educação tem o seu papel como instrumento de mudança social".