sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Jovens de 16 e 17 anos agora podem doar sangue.

Jovens entre 16 anos e 17 anos - mediante autorização dos pais ou responsáveis - podem doar sangue. A ampliação da faixa etária para a doação, que antes era a partir de 18 anos, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. 
Idosos com até 67 anos também poderão se voluntariar para a doação – até a mudança, apenas os que tinham até 65 anos podiam doar. Com a alteração da diretriz, o Ministério da Saúde espera que 14 milhões de pessoas sejam incentivadas a doar sangue.
Atualmente, o volume de sangue coletado no país é de 3,5 milhões de bolsas por ano. Apesar de suficiente, segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é atingir a quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde: 5,7 milhões de bolsas por ano. A meta do governo para o próximo ano é alcançar 4 milhões de bolsas.

Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/saude/jovens-de-16-e-17-anos-agora-podem-doar-sangue
http://www.ideias.org.br/images/uploads/large/large-resende-promove-campanha-de-doacao-de-medula-ssea.jpg

Nudec realiza campanha de incentivo à doação de sangue!

O Núcleo de Defesa Civil (Nudec) do Campus Bento Gonçalves providenciou o transporte de alunos e servidores até o Banco de Sangue de Caxias do Sul, no dia 17 de agosto, com o objetivo de desmistificar a doação de sangue e incentivar a participação de novos doadores.

A psicóloga Ana Cláudia Kirchhof lembra que "o sangue não pode ser fabricado e não tem substituto, ele só pode ser obtido através da doação de um ser humano para outro. Por isso, dependemos de pessoas que voluntariamente queiram doar seu sangue para quem estiver precisando."
Foto: Karinny Matias

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Casca de banana ajudando o meio ambiente!

Recentemente descobriu-se que, a partir de um pó feito com a casca da banana, é possível descontaminar a água com metais pesados de um jeito eficaz e barato.
O projeto é de Milena Boniolo, doutoranda em química pela Ufscar (Universidade Federal de São Carlos, no interior paulista), que teve a ideia ao assistir a uma reportagem sobre o desperdício de banana no Brasil.
Confira o processamento da nova ideia:



Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/

Apresentação e objetivo do grupo

O programa NUDEC no IFRS-BG vêm sendo desenvolvido por alunos e servidores do IFRS - Campus Bento Gonçalves desde 2004. O NUDEC considera essencial a conscientização da comunidade escolar, do município de Bento Gonçalves e das comunidades próximas e enfatiza a importância da responsabilidade social e de efetiva prática de cidadania.

Objetivos gerais do projeto:

  • Preparar profissionais com perfil criativo e autônomos, que desenvolvam valores como: iniciativa, criatividade, trabalho em equipe, solidariedade e comprometimento;
  • Estimular o envolvimento dos integrantes do NUDEC a realizarem ações que o engrandeçam como ser humano;
  • Incentivar e orientar o trabalho voluntário, constituindo um núcleo de voluntários permanentes no IFRS-BG;
  • Oferecer oportunidades de desenvolvimento de comportamento e atitudes baseados na diversidade humana e nas diferenças individuais
Atualmente o grupo é formado por 16 alunos, 2 psicólogas e 1 professora.

"Acreditamos que a educação tem o seu papel como instrumento de mudança social".